Porto AlegreÚltimas Notícias

Alistamento feminino começará no Exército a partir de 2025

Decreto presidencial permite inscrição voluntária no Exército Brasileiro

alistamento feminino exercito brasileiro
Divulgação

Exército Brasileiro terá alistamento voluntário feminino em 2025

Em uma mudança significativa para as Forças Armadas brasileiras, a partir de 2025, mulheres poderão se alistar voluntariamente no Exército Brasileiro. O Decreto assinado nesta quarta-feira (28) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Defesa, José Múcio, marca uma nova era no recrutamento militar, permitindo que jovens do sexo feminino se inscrevam para o serviço militar, embora o alistamento ainda não seja obrigatório para elas.

Até hoje, a entrada das mulheres no Exército estava restrita a concursos públicos para órgãos como a Marinha e a Aeronáutica. A nova regulamentação, publicada no Diário Oficial da União, altera essa realidade, permitindo que mulheres que completarem 18 anos entre janeiro e junho de 2025 possam se inscrever voluntariamente. A mudança não só amplia as oportunidades de carreira nas Forças Armadas, mas também promove um maior equilíbrio de gênero nas instituições militares.

Leia mais:

Futebol de Luto: Juan Izquierdo, do Nacional, falece nesta terça feira (27) após arritmia cardíaca

Alterações na tabela horária dos ônibus para a Expointer 2024: o que você precisa saber

Exército terá alistamento de mesma forma para voluntárias

O processo de alistamento para as mulheres seguirá os mesmos padrões dos homens: serão realizadas etapas de seleção com testes físicos, psicológicos e culturais, além de uma inspeção de saúde detalhada. Vale ressaltar que, mesmo após o alistamento, as mulheres terão a opção de desistir do serviço antes da incorporação. Se optarem por seguir em frente, estarão sujeitas a cumprir o serviço militar conforme os regulamentos em vigor.

Vale lembrar que o prazo para o alistamento militar masculino, de 2024, foi prorrogado em Porto Alegre até o dia 31 de agosto.

 

Imagem destaque: Força Aérea Brasileira – Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button