Empresas darão apoio psicológicos para profissionais que atuaram em resgates nas enchentes
Simers e APRS cuidam da saúde mental dos combatentes das cheias
Apoio Psicológico para profissionais da segurança pública
A tragédia das cheias que assola o Rio Grande do Sul desde maio não se resume apenas aos danos materiais e à comoção social. Por trás da garra dos profissionais da segurança pública que atuam na linha de frente, na missão árdua de salvar vidas e amenizar o sofrimento das vítimas, existe uma luta silenciosa: a preservação da saúde mental.
Cientes dessa realidade, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), em parceria com a Associação de Psiquiatria do RS (APRS), estendeu a mão amiga a esses heróis anônimos. A iniciativa oferece apoio psicológico gratuito a bombeiros, policiais civis e militares, além de agentes do Instituto-Geral de Perícias (IGP), que doam corpo e alma ao combate aos efeitos devastadores das inundações.
Leia mais:
Entenda o motivo da demora para a retoma dos serviços do Aeroporto Salgado Filho
Casa de acolhimento de Porto Alegre irá abrigar por até um ano atingidos pelas enchentes
Onde conseguir este apoio em Porto Alegre
Em Porto Alegre, o atendimento presencial é disponibilizado na sede do Corpo de Bombeiros Militar do RS, na Rua Silva Só, 300. Ali, psicólogos e psiquiatras se revezam em escalas diárias, entre 8h e 20h, acolhendo e oferecendo suporte aos guerreiros que tanto se dedicam a proteger a população gaúcha.
Para aqueles que atuam em outras regiões do estado, a ajuda se faz presente através do teleatendimento na plataforma ShortMed, que também oferece consultas em outras especialidades médicas. A iniciativa, que já conta com mais de 2 mil profissionais da saúde voluntários desde o início das cheias, demonstra a união e a força da solidariedade em momentos de crise.
Imagem: Rodger Timm/Simers/Divulgação