Solidariedade: casal doa kits de chimarrão para pessoas afetadas pelas enchentes
Projeto Cevando Alento leva calor humano aos desabrigados com kits de chimarrão
Grande ação leva chimarrão para atingidos pela enchente
O chimarrão é mais que uma bebida para os gaúchos; é um símbolo de união e acolhimento, capaz de aquecer não só o corpo, mas também o coração. No entanto, a recente enchente que assolou o Rio Grande do Sul deixou milhares de sulistas desabrigados, privando-os não apenas de seus lares, mas também de itens cotidianos, como as cuias e garrafas térmicas tão essenciais para o preparo do mate.
Diante dessa realidade, Luiz Eduardo de Souza, 29 anos, e Jerusa Finatto, 35, decidiram agir. Enquanto percorriam os abrigos para oferecer auxílio, notaram a saudade e a necessidade das famílias desabrigadas por algo que, apesar de simples, carrega um grande significado: o chimarrão. Assim, nasceu o projeto Cevando Alento, uma iniciativa que já distribuiu mais de 200 kits de chimarrão para os afetados pela enchente, especialmente na Região Metropolitana.
O kit, meticulosamente montado pelo casal, inclui uma garrafa térmica, uma cuia, uma bomba, filtro para a bomba de chimarrão e erva-mate, tudo acondicionado em uma pequena bolsa para transporte. Segundo Luiz, o objetivo não é apenas fornecer um item, mas enviar um gesto de carinho e solidariedade às famílias desabrigadas.
Leia mais:
15 mil moradores estão fora de casa diz líder da associação de moradores do Bairro Sarandi
Empresas darão apoio psicológicos para profissionais que atuaram em resgates nas enchentes