Porto AlegreÚltimas Notícias

Ciclovia da Ipiranga recebe barreiras de concreto após problemas com sinalização

A instalação de blocos de concreto amarelos gerou confusão e trouxe novos desafios para ciclistas e pedestres

blocos de concreto em ciclovia
Ian Tambara / RBS

Ciclovia segue em rota de polêmicas com prefeitura

Nesta quarta-feira (28), quem transitou pela Avenida Ipiranga percebeu uma mudança marcante na ciclovia: a instalação de blocos de concreto amarelos, conhecidos como “malas”. Esses blocos foram colocados em 11 pontos de acesso ao longo da pista, entre as avenidas João Pessoa e Salvador França, em uma tentativa de melhorar a segurança e sinalização do trajeto.

De acordo com a Prefeitura, a decisão de substituir os antigos cavaletes por esses blocos decorreu do fato de que os próprios ciclistas estavam removendo as sinalizações temporárias. A Secretaria de Mobilidade Urbana confirmou que a ciclovia permanece bloqueada entre a Avenida João Pessoa e a Avenida Antônio de Carvalho, com a exceção de um trecho liberado entre a João Pessoa e a Avenida Edvaldo Pereira Paiva.

Durante o trajeto é possível constatar que, entre as avenidas Salvador França e Antônio de Carvalho, a sinalização é quase inexistente. A única exceção é nas proximidades do complexo esportivo da PUCRS, onde há placas e grades indicando a presença de obras de reparo no talude.

Leia mais:

Caso de HORROR em Canoas: caseiro condenado a 49 anos por tríplice homicídio

Michel Teló e Edson Dutra: encontro de gerações na Expointer

Ciclovia já registrou diversos acidentes este ano

Um incidente peculiar ocorreu na ponte entre a Ipiranga e a Rua La Plata, no acesso ao Jardim Botânico. Lá, os blocos de concreto estavam virados e caídos, dificultando a visualização e representando um perigo adicional. Na terça-feira (27), um pedestre caiu em um dos blocos enquanto caminhava à noite.

Felipe Rodrigues, ciclista da região, relatou que a falta de sinalização adequada dificulta a travessia e a visibilidade, especialmente em locais onde o talude está desbarrancado e próximo à pista. A Secretaria de Mobilidade Urbana justificou que a ausência de sinalização é resultado da remoção de cavaletes por terceiros e que os blocos de concreto foram colocados para fechar áreas previamente liberadas.

A Prefeitura de Porto Alegre ainda não informou se haverá reforço na sinalização ou em outras áreas da ciclovia. O desafio agora é garantir que as novas barreiras cumpram seu papel sem criar novos obstáculos para ciclistas e pedestres.

 

Imagem destaque: Ian Tambara / RBS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo