Porto AlegreÚltimas Notícias

Concessionária bate o martelo sobre reforma de pistas do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre

Fraport Brasil anuncia cronograma de recuperação e reabertura parcial

pista aeroporto salgado filho porto alegre
Reprodução

Empresa que administra o aeroporto pronuncia-se sobre pista

A Fraport Brasil, responsável pela gestão do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, revelou planos ambiciosos para reconstruir parte da pista de pouso e decolagem, danificada por uma recente enchente no estado. Após intensos estudos e uma avaliação minuciosa, a empresa projeta liberar 1.700 metros da pista já em outubro deste ano, permitindo a retomada parcial das operações com 50 voos diários. A expectativa é que até dezembro, o aeroporto esteja completamente recuperado, prontamente atendendo às demandas dos passageiros e das companhias aéreas.

O anúncio, feito após uma reunião estratégica no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (17), destacou que a reconstrução total, incluindo a pista de pouso e decolagem, representará um investimento significativo de R$ 700 milhões. Detalhes técnicos revelaram a necessidade de remoção de 45 centímetros de asfalto na área antiga da pista, enquanto os últimos 500 metros da seção nova, inaugurada em 2022, passarão por uma restauração de 15 centímetros de asfalto. A iluminação da pista já foi restaurada, mas reparos adicionais nas subestações de energia elétrica ainda são necessários.

Leia mais:

Grupo paulista que cometia furtos em condomínios de luxo é alvo da Polícia Civil de Porto Alegre

Linhas de ônibus entre Porto Alegre e Canoas são ampliadas para atender forte demanda

Aeroporto retornou com embarques e desembarques

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, confirmou a abertura parcial do aeroporto para voos a partir de outubro, sublinhando que a expectativa é que o terminal recupere sua capacidade operacional total até o final do ano. “Agora no mês de outubro nós iremos reabrir parcialmente o Aeroporto Salgado Filho, com 50 voos diários. O que equivale a 350 voos semanais”, explicou Costa Filho durante um pronunciamento na terça-feira (16).

Enquanto isso, as operações de embarque e desembarque de passageiros continuam sendo realizadas no aeroporto, com as decolagens temporariamente transferidas para a Base Aérea de Canoas. O esforço conjunto entre autoridades, empresas e comunidade local reflete um passo crucial na restauração da infraestrutura vital para a conectividade da região sul do Brasil.

Imagem destaque: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button