Confira o novo prazo de reabertura do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre
CEO da Fraport Brasil detalha prazos e dificuldades após alagamento na pista
Crise no Aeroporto pode mudar prazos
Na esteira do alagamento que assolou o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, trouxe esclarecimentos cruciais em uma entrevista à Rádio Gaúcha na semana passada. Contudo, as perspectivas ainda pairam sobre um horizonte de incertezas, com o mínimo de 45 dias para o primeiro estudo sobre a profundidade do problema na pista, previsto para revelar seu diagnóstico por volta de 17 de julho.
Enquanto o relógio avança, a comunidade debate fervorosamente sobre possíveis soluções. Desde a construção de um novo aeroporto até o recapeamento simples da pista, as sugestões variam, mas esbarram na complexidade técnica e nos recursos necessários para efetuar as correções.
Andreea expressou o interesse e a urgência em restaurar as operações do aeroporto o mais rápido possível, reconhecendo a difícil situação enfrentada não apenas pela indústria, mas também pela população do Rio Grande do Sul. Entretanto, a incerteza persiste, já que a extensão dos danos ainda está por ser determinada.
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Estimativa de danos do Aeroporto ultrapassa grande marca
Essa fase crucial de avaliação envolve uma série de procedimentos técnicos e de segurança, incluindo análises de material asfáltico, simulações de pousos, medição de resistência da pista e o uso de algoritmos desenvolvidos pela FAA.
A estimativa de prejuízos já ultrapassa a marca de R$ 1 bilhão, com o seguro cobrindo apenas uma fração dessa quantia. Além disso, a definição dos custos exatos é vital para calcular o reequilíbrio econômico do contrato de concessão, um processo que demandará ações decisivas do governo.
Conforme ressalta Luiz Afonso Senna, ex-diretor da ANTT, o desafio atual vai além das questões técnicas; ele destaca a importância de aprender com esses episódios para evitar amadorismos e garantir a solidez dos contratos de concessão em infraestrutura.
Imagem destaque: Jefferson Botega