Confira o tamanho da nova ilha formada em Porto Alegre
Engenheiro registra incrível banco de areia próximo à Ilha das Balceiras
Porto Alegre registra “criação” de nova ilha
No pitoresco cenário do lago Guaíba, em Porto Alegre, uma surpresa monumental surgiu após as intensas chuvas que assolaram a região entre abril e maio deste ano. Imagens aéreas capturadas na terça-feira revelaram a aparição de um imenso banco de areia próximo à Ilha das Balceiras, deixando especialistas e moradores perplexos.
O engenheiro civil Leomar Teichmann, conhecido por sua expertise em drenagem urbana e hidrologia, descreveu o banco de areia como tendo cerca de 1,4 quilômetro de comprimento e 250 metros de largura em seu ponto mais amplo, equivalente a impressionantes 25 campos de futebol.
“A área agora visível costumava ser um modesto banco de areia, emergindo apenas em tempos de secas severas. No entanto, após as inundações recorrentes de setembro, novembro e maio de 2024, testemunhamos um acúmulo excepcional de sedimentos”, explicou Teichmann em suas observações.
Leia mais:
Fraport anuncia mudanças no desembarque de passageiros do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre
Carro causa colisão curiosa com parada de ônibus em Porto Alegre
Rodrigo Paiva, renomado hidrólogo do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, elucidou que o fenômeno é uma consequência natural das características geográficas do lago. “As chuvas intensas provocam a erosão dos solos e canais dos rios, transportando sedimentos que se depositam em áreas de menor declividade, como ocorre no Guaíba”, afirmou Paiva.
Quanto ao futuro do novo banco de areia, Paiva ressaltou que a dinâmica natural da região das ilhas do Guaíba é imprevisível. “Essas formações são resultado de décadas de deposição sedimentar. Os limites da paisagem são constantemente moldados por processos naturais”, acrescentou o especialista.
Imagem destaque: Leomar Teichmann / Arquivo Pessoal