Porto Alegre: Defesa civil emite alerta de deslizamentos em bairros
Defesa Civil da capital emite alerta até segunda-feira (27)
Defesa Civil de Porto Alegre emite alerta de alto risco de deslizamentos
Nesta sexta-feira (24), a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta crítico para a possibilidade de deslizamentos, processos erosivos e rolamento de blocos em várias áreas da cidade. O aviso é válido até a próxima segunda-feira (27), indicando a necessidade de vigilância constante para a ocorrência de escorregamentos, rupturas de taludes e quedas de barreiras.
A lista de áreas de risco inclui diversas regiões, principalmente nas zonas Sul e Leste da cidade. Entre os bairros afetados estão Lomba do Pinheiro, Vila Nova/Ipanema, Aberta dos Morros, Vila Pitinga, Vila dos Sargentos, Cristal, Cavalhada, Teresópolis, Nonoai, Restinga, Glória, Cascata, São José, Bom Jesus, Morro Santana, Jardim Carvalho, Partenon e Agronomia. Na Zona Norte, os bairros em alerta são Mário Quintana, Rubem Berta, Sarandi, Morro Santana e Passo das Pedras.
A Defesa Civil alerta os moradores dessas áreas a observarem qualquer movimento nas encostas e, ao perceberem sinais de instabilidade, buscarem abrigo em locais seguros, como casas de amigos ou familiares ou nas estruturas de acolhimento disponibilizadas pela prefeitura, acessíveis pelo telefone 156. A população também deve evitar a proximidade de postes, árvores e placas de sinalização, além de evitar áreas alagadas.
Leia mais:
Porto Alegre: nível do Guaíba registra quatro metros na tarde desta sexta-feira
O contato com a Defesa Civil pode ser feito pelo telefone 199, enquanto emergências devem ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros pelo número 193. As autoridades estão em estado de prontidão, monitorando continuamente as condições meteorológicas e geológicas.
O alerta, fundamentado em dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), destaca que esses fenômenos são desencadeados pelo movimento de solos e rochas sob a influência da gravidade, agravados pela presença de água. Com a previsão de chuvas contínuas, a situação se torna ainda mais crítica, exigindo atenção redobrada dos moradores e das autoridades locais.
A Defesa Civil reitera a importância de seguir as orientações de segurança e manter-se informado sobre as atualizações do alerta até que a situação seja normalizada.