Porto AlegreÚltimas Notícias

Enchentes atrapalham número surreal de processos trabalhistas em Porto Alegre

Representantes da agência da ONU acompanharão trabalho de restauro de processos judiciais no TRT4

processos trabalhistas atingidos pelas enchentes porto alegre
Reprodução

TRT4 de Porto Alegre foi muito atingido pelas enchentes

Na próxima sexta-feira (12), Porto Alegre receberá a visita de representantes da UNESCO para observar de perto os esforços de recuperação de documentos históricos afetados por uma recente enchente. O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), localizado no bairro Anchieta, foi duramente atingido, com a água alcançando até três metros de altura no arquivo-geral que guarda cerca de um milhão de processos judiciais.

Anita Job Lübbe, juíza do trabalho e integrante do comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário, explicou a importância desses documentos, muitos dos quais fundamentais para pedidos de aposentadorias e outros benefícios previdenciários. Desde que a enchente ocorreu, aproximadamente 20 mil processos já estão em processo de recuperação, com resultados positivos na preservação das informações contidas, apesar dos danos físicos.

O TRT4, que detém o prestigioso selo “Memória Mundo” da UNESCO desde 2013, destaca-se pela relevância histórica de parte de seu acervo, que remonta a processos datados entre 1935 e 2000. A visita da UNESCO visa não apenas avaliar os métodos de recuperação utilizados, mas também fornecer apoio técnico e reconhecimento internacional ao esforço da instituição.

Leia mais:

Porto Alegre: Jota Quest prepara shows solidários

Centro Humanitário é inaugurado em Porto Alegre

Arquivos de Porto Alegre atraem interesses de diversos locais

O processo de restauração é meticuloso e inclui desde a triagem dos processos danificados até a substituição de capas afetadas por produtos químicos e a secagem cuidadosa em varais, após a limpeza manual página por página. O desafio enfrentado pelo TRT4 tem despertado o interesse de diversos órgãos públicos, como demonstrado pela recente visita de uma equipe do Ministério Público Federal de Brasília.

Konrad Amaral, arquivista do Ministério Público Federal de Brasília, reflete sobre a magnitude do desafio enfrentado pelo TRT4, destacando que poucas vezes o país testemunhou esforços tão intensos e coordenados para preservar um patrimônio documental tão vasto e significativo.

Este esforço conjunto não só visa recuperar os documentos afetados, mas também garantir que a história contida neles continue acessível às futuras gerações, mesmo diante de desastres naturais devastadores como a enchente que assolou Porto Alegre recentemente.

Imagem destaque: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo