Porto AlegreÚltimas Notícias

EPTC registra número surreal de veículos estacionados de forma irregular em Porto Alegre

EPTC registra quase 10 mil ocorrências em 2023; condutores podem ser multados e ter o veículo removido.

 

EPTC registra número surreal de veículos estacionados de forma irregular em Porto Alegre
Aline Rimolo / EPTC / PMPA

EPTC alerta alto número de carros estacionados em áreas irregulares

O hábito de estacionar em frente a garagens continua sendo uma dor de cabeça em Porto Alegre. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), somente em 2024, até o mês de julho, foram registradas 3.332 ocorrências de veículos parados em frente a acessos residenciais e comerciais. O dado preocupa, principalmente porque em julho foram 630 chamados, o que representa um aumento significativo em relação aos meses anteriores.

No ano passado, o número de ocorrências chegou a 9.709, com destaque para novembro, quando foram registradas 649 infrações. Apesar dos números altos, nem toda ocorrência resulta em multa, uma vez que a punição só é aplicada quando o agente de trânsito flagra o veículo no local. A denúncia de pessoas impedidas de entrar ou sair de casa é o que geralmente aciona a fiscalização, mas a ausência do flagrante pode levar à impunidade.

Leia mais: 

Casal de influenciadores é preso novamente por suspeita de golpe

Grêmio pode poupar o time no Brasileirão pensando na Libertadores

EPTC alerta para multas

A infração é considerada de gravidade média, com penalidade de quatro pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 130,16. Além disso, o veículo irregular pode ser removido, causando ainda mais transtorno ao infrator.

Esses números refletem um problema que parece longe de ser resolvido e trazem à tona a importância de uma maior conscientização dos motoristas. Estacionar em frente a uma garagem não é apenas uma questão de desrespeito às regras de trânsito, mas também um incômodo real para quem tem seu direito de ir e vir afetado. A EPTC segue de olho e alerta: a multa pode até não acontecer em todos os casos, mas o prejuízo para a convivência urbana é certo.

 

Imagem destaque: EPTC/Divulgação PMPA

Gabriel Filippozzi

Apaixonado por Futebol e Cultura Geek. Repórter, redator e setorista de Grêmio. @gabrielfilippozzi em todas as redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo