A fumaça persistente das queimadas tem tomado conta do ar em Porto Alegre, e a Secretaria Municipal de Educação (Smed), alinhada com as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), emitiu novas orientações para as escolas municipais. Até domingo, 15, as instituições estão recomendadas a evitar atividades ao ar livre e práticas esportivas, seguindo a previsão de que o período crítico de poluição atmosférica deverá se encerrar no fim de semana, conforme monitoramento da vigilância sanitária.
O alerta não é para menos. As partículas finas de fumaça no ar podem causar sérios problemas respiratórios e agravar condições de saúde pré-existentes. Por isso, alunos com condições cardíacas, respiratórias graves ou imunológicas terão suas faltas justificadas se necessário.
Leia mais:
Anderson, ex-jogador da dupla Grenal e do Manchester, tem prisão decretada
Porto Alegre ganha nova agrofloresta para combater crises climáticas
Fumaça em Porto Alegre chama atenção e causa preocupação
O Ministério da Saúde também ofereceu uma série de recomendações para minimizar os impactos da poluição. São elas:
- Procure atendimento médico: Caso apresente sintomas respiratórios, a busca por orientação profissional deve ser imediata.
- Hidrate-se bem: A ingestão de água e líquidos ajuda a manter o aparelho respiratório úmido e mais protegido contra os efeitos da poluição.
- Reduza o tempo ao ar livre: Sempre que possível, evite permanecer em ambientes externos, tanto durante o dia quanto à noite.
- Feche portas e janelas: Mantenha os ambientes internos fechados para minimizar a entrada de poluição.
- Evite atividades externas: Durante o período crítico, é recomendável evitar práticas ao ar livre e esportivas.
A medida visa proteger a saúde dos alunos e servidores enquanto Porto Alegre lida com a nuvem de fumaça que paira sobre a cidade. A Smed e a SMS continuam a monitorar a situação e fornecerão atualizações conforme necessário.