Ex-prefeito de Porto Alegre opina como evitar novas enchentes na cidade
Porto Alegre ouve ex-prefeito sobre proteção contra enchentes
Sistema de bombeamento de Porto Alegre deve ser alvo principal
Na última quarta-feira (5), Raul Pont, prefeito de 1997 a 2001, de Porto Alegre, enfatizou a necessidade de tornar o sistema existente mais eficiente. Ele ressaltou a importância dos sistemas de bombeamento, diques e o muro da Mauá, elementos cruciais na proteção da cidade contra inundações.
Durante sua gestão, Pont garante que o sistema de proteção se manteve ativo e funcionando, com monitoramento constante. Ele alerta que, mesmo sem previsão de chuva, é essencial manter os plantões nas casas de bombas permanentemente ativos, pois são decisivos para o escoamento da água.
Pont também foi um dos ex-prefeitos signatários de um manifesto que criticava a gestão do atual prefeito, Sebastião Melo, apontando falhas na manutenção e operação do sistema de proteção:
— Quando assinei esse texto em apoio aos técnicos do antigo DEP e outros foi porque tenho convicção de que o sistema estava abandonado ou não vinha sendo mantido como deveria. Não poderia ter ocorrido isso, dos portões e as comportas dos diques não funcionarem.
Leia mais:
Valor para reconstruir o Aeroporto Salgado Filho é divulgado pela CEO da Fraport. Leia mais!
Enchente em Porto Alegre foi a maior registrada na história
Porto Alegre enfrentou uma grave enchente em maio deste ano, que fez parte de uma onda de desastres que assolaram o Rio Grande do Sul, deixando um rastro de 172 mortos no Estado. A capital ainda lida com os impactos, com milhares de desabrigados e áreas de alagamento persistentes.
Com foco em evitar tragédias como as registradas em 1941 e em maio deste ano, os líderes municipais estão destacando a importância da eficiência dos sistemas de prevenção e do constante monitoramento das condições climáticas.
Imagem Divulgação Procempa