Porto AlegreÚltimas Notícias

“Faltou escala para mostrar as chuvas no mapa”. Entenda declaração de Chefe do Inmet

Mês de maio registra precipitações cinco vezes acima da média esperada, revelando a necessidade de aprimorar comunicação e preparo para eventos extremos.

mapa de precipitações das chuvas
Reprodução: Agência Pública

Escala de chuvas foi 5x superior ao estimado

O Rio Grande do Sul foi palco de uma verdadeira saga meteorológica entre o fim de abril e o início de maio deste ano. O volume de chuvas que desabou sobre o estado não apenas desafiou as previsões, mas também rompeu as escalas de medição, deixando o mapa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em estado de choque.

De acordo com os dados divulgados pelo Inmet, as chuvas superaram em até cinco vezes a média histórica para o período, levando a capital, Porto Alegre, a enfrentar seu mês mais chuvoso em mais de um século. Marcelo Schneider, coordenador do distrito de meteorologia de Porto Alegre, ressalta a dimensão do fenômeno, apontando para uma necessidade urgente de reavaliar a forma como a população e os gestores públicos interpretam e respondem aos alertas meteorológicos.

Leia mais:

Crianças sofrem com alto risco de contaminação em Porto Alegre. Entenda

Polícia aponta morte de mais de 150 animais por conta de grande empresa de Porto Alegre

Chuvas no RS acendem sinal de alerta para meteorologia

Schneider destaca a importância de criar uma verdadeira “cultura da meteorologia”, onde a previsão do tempo não seja apenas uma informação, mas sim um guia para ações concretas de prevenção e enfrentamento dos extremos climáticos. Ele aponta para a necessidade de investimentos em comunicação eficaz, com alertas automáticos disseminados em diversos meios, bem como a ampliação da rede de estações meteorológicas e a capacitação de profissionais.

Apesar dos alertas emitidos pelo Inmet dias antes do auge das chuvas, nem todas as cidades conseguiram se preparar adequadamente. Para Schneider, isso evidencia a importância de uma comunicação mais ágil e efetiva, capaz de captar a atenção de todos os envolvidos e evitar interpretações equivocadas.

 

 

 

imagem: Gustavo Garbino/ PMPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button