Região MetropolitanaÚltimas Notícias

Governador Eduardo Leite fala sobre expectativas para Medidas Federais durante Expointer

Em encontro com a imprensa, Leite destacou a importância de ações mais robustas para apoiar produtores afetados por desastres climáticos

governador eduardo leite expointer
ALINA SOUZA/ESPECIAL/JC

Governador esteve presente em Esteio e falou sobre expectativas

Na manhã desta sexta-feira (30), o governador Eduardo Leite usou a 47ª Expointer como palco para destacar a urgência de medidas federais mais eficazes para apoiar os produtores rurais gaúchos. Durante um encontro com jornalistas no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, Leite não poupou palavras ao enfatizar a necessidade de um suporte robusto para a agricultura e pecuária do estado, severamente impactadas pelas estiagens de abril e maio deste ano.

Leite explicou que, após dois anos de seca que causaram danos profundos à produção agrícola e pecuária, a expectativa era de uma supersafra em 2024. Contudo, a colheita frustrou essas esperanças, resultando em uma produção muito aquém do esperado e dificultando a recuperação do setor. “Não foi um desastre total, mas o resultado ficou bem abaixo do previsto, prejudicando o processo de recuperação do campo”, afirmou o governador.

Leia mais:

Incêndio devasta estética automotiva em Porto Alegre

Cavalo Caramelo brilha na abertura da 47ª Expointer, nesta sexta-feira, após sobreviver às enchentes

Governador espera anunciar medidas federais para o RS

A expectativa é de que o governo federal anuncie novas medidas de apoio na tarde desta sexta-feira, com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, participando da solenidade de abertura da Expointer e de uma reunião com líderes do agronegócio na Federação da Agricultura do Estado (Farsul). Entre as ações esperadas está a renegociação de financiamentos que foram comprometidos pela quebra de safra.

Leite não hesitou em descrever a Expointer como mais do que um mero evento agrícola. Para ele, a feira representa uma “mola” que pode impulsionar a recuperação econômica do Rio Grande do Sul. “Estamos vendo um reerguimento do estado e, nesta grande feira, juntamos milhares de pessoas para demonstrar a força e a capacidade do Rio Grande do Sul. A Expointer é um símbolo de superação e uma força contagiante para empreendedores e cidadãos”, concluiu o governador.

 

Imagem destaque: Isaías Rheinheimer/ GES-Especial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo