Porto AlegreÚltimas Notícias

Governo e prefeitura assinam documento e decretam: Estrutura ficará pronta até final de Junho

governo e prefeitura se unem durante enchentes
foto: Alex Rocha/PMPA

Governo do Estado e Prefeitura de Porto Alegre atuando juntos

Porto Alegre está prestes a dar um passo significativo em direção à assistência humanizada aos desabrigados da cidade. O primeiro Centro Humanitário de Acolhimento (CHA) está sendo instalado na Zona Norte e tem previsão de conclusão até o final deste mês, após a assinatura de um convênio entre o governo estadual e a prefeitura.

Localizado no bairro Costa e Silva, o CHA será erguido em um campo de futebol próximo ao Centro Vida e terá capacidade para receber até 1 mil pessoas. O projeto, intitulado oficialmente de Centro Humanitário de Acolhimento, busca oferecer uma alternativa mais digna para as famílias desabrigadas, que até então se encontram em abrigos temporários, como escolas e ginásios.

Além do centro na Zona Norte, o governo estadual planeja a construção de mais dois espaços na capital gaúcha, um no estacionamento do complexo Porto Seco e outro no centro de eventos Ervino Besson. Essas estruturas, que estão sendo projetadas para oferecer conforto e qualidade de vida, são parte de um esforço conjunto para atender às necessidades das famílias desabrigadas até que possam ser realocadas para moradias definitivas.

Leia mais:

Após mais de um mês, principal estação rodoviária da Capital volta a funcionar. Confira

Cidade muito afetada pelas enchentes comemora menor registro do Rio Guaíba em 1 mês

Prefeito aprova medidas conjuntas com Governo

O prefeito Sebastião Melo ressaltou a importância do acolhimento como responsabilidade social, mesmo diante da queda no número de desabrigados nas últimas semanas. Segundo Melo, a avaliação sobre a eficácia desses centros será realizada nos próximos dias.

Os CHAs não são apenas alojamentos temporários. Eles oferecerão dormitórios separados por divisórias, banheiros, cozinha, refeitório, lavanderia, brinquedoteca, posto de saúde e até espaço para animais de estimação. Além disso, a segurança será garantida pela Brigada Militar, enquanto uma empresa privada doará serviços de internet wi-fi.

 

 

 

 

foto: Alex Rocha/PMPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo