Grêmio volta ao Chile após briga de Luxemburgo na Libertadores de 2013
Na Libertadores de 2013, Tricolor empatou em Talcahuano em jogo da classificação. Após o apito final, Luxemburgo se envolveu em confusão e deixou o campo sob pontapés dos chilenos
Grêmio enfrenta Chilenos em mais um duelo com clima decisivo
O cenário de decisão se repete 11 anos depois. O Grêmio volta a Talcahuano para um jogo que pode selar o destino do clube na Conmebol Libertadores. O único encontro da história com o Huachipato, no Chile, ficou na memória dos gremistas. O empate por 1 a 1 há mais de uma década rendeu classificação às oitavas e uma briga generalizada envolvendo o então técnico Vanderlei Luxemburgo.
A catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul adiou a partida em Talcahuano, que era para ter ocorrido no dia 8 de maio. As alterações no calendário mudaram o peso da partida em território chileno. O confronto desta terça-feira carrega um caráter decisivo, parecido com o de 2013.
Com a goleada sobre o The Strongest na semana passada, o Tricolor subiu para a terceira posição, com seis pontos, dois atrás do Huachipato, vice-líder. Os gaúchos têm um jogo a menos em relação aos chilenos, que fecham sua participação na fase de grupos.
Leia mais:
Grêmio e Inter: Veja o que pode acontecer e onde assistir ao sorteio da Conmebol
Longe de Porto Alegre, Grêmio volta aos gramados pelo Brasileirão e acaba derrotado
Grêmio pode garantir classificação adiantada
Portanto, se o Grêmio vencer, garante vaga na próxima fase e pode até ser líder se derrotar o Estudiantes no último embate. A derrota, por outro lado, elimina o time de Renato. O empate mantém a equipe viva com chances de se classificar contra os argentinos no Couto Pereira.
Renato estabeleceu a Libertadores como prioridade para o momento gremista. No sábado, colocou reservas e levou 2 a 0 do Bragantino. Os titulares chegam descansados para tentar cumprir o objetivo de voltar classificado ou vivo para o Brasil.
– Terça é outro jogo. Pode ter certeza que teremos um time mais descansado. Sabem da nossa responsabilidade e vamos trabalhar para sair de lá vivos e decidir em casa – declarou Renato.
Confira a situação do grupo C da Libertadores
O cenário que o Grêmio encontrará no Chile será parecido com o de 11 anos atrás. Naquela ocasião, as equipes estavam com o mesmo número de pontos e dependiam das próprias forças para classificar. O empate colocou o Imortal nas oitavas pelo saldo de gols. Após a partida, os adversários se incomodaram com a postura de Luxemburgo, e o gramado virou palco de uma briga generalizada.
Uma das cenas mais lembradas da Libertadores de 2013 passa pelo estádio CAP. Após a classificação gremista, comissão técnica e jogadores do Huachipato partiram para cima do técnico Vanderlei Luxemburgo. O episódio causou uma grande confusão, que só acabou com a intervenção da polícia. A correria começou, e Luxemburgo acelerou em direção do túnel que dava acesso aos vestiários, mas escorregou e caiu no chão. Jogadores e demais membros da delegação do Grêmio trocaram socos e pontapés com os chilenos.
Imagem Reprodução/Internet