InterÚltimas Notícias

Guaíba deve ultrapassar a cota de alerta e seguir subindo durante a quinta-feira (19).

Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS alerta para aumento do nível do rio devido às chuvas na região

região da ilha da pintada durante cheia do guaiba
Mateus Bruxel / Agencia RBS

Guaíba está muito próximo de cota de alerta

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) emitiu um alerta nesta quinta-feira (19) sobre o aumento do nível do Guaíba, que deve ultrapassar a cota de alerta até sexta-feira (20). Atualmente, o rio registra 2m96cm na Usina do Gasômetro, centro da capital gaúcha, com a cota de alerta estabelecida em 3m15cm e a de inundação em 3m60cm.

Com as previsões de chuvas contínuas para quarta-feira, somadas às precipitações já ocorridas nos afluentes do Guaíba desde o início da semana, o IPH projeta um aumento constante ao longo do dia, alcançando níveis próximos e potencialmente acima da cota de alerta durante a noite de quarta-feira até a madrugada de quinta-feira. No entanto, não há previsão de atingimento da cota de inundação no centro de Porto Alegre.

Leia mais:

Risco de nova enchente em Eldorado do Sul, coloca cidade em alerta máximo. Entenda!

IGP deve concluir laudo sobre incêndio que matou 10 pessoas em Porto Alegre

Moradores das ilhas preocupados com cheia do Gauíba

As áreas mais afetadas pela elevação do Guaíba devem ser as regiões das ilhas de Porto Alegre, onde já há registros de inundações. Entretanto, as áreas central, norte e sul da capital não correm risco iminente de novas enchentes.

O Guaíba atingiu seu pico histórico no dia 5 de maio deste ano, quando o nível alcançou 5m35cm. Desde então, o rio tem oscilado, registrando seu menor valor, 2m48cm, na última sexta-feira (14).

A população deve estar atenta às atualizações do IPH e aos comunicados da Defesa Civil para orientações sobre medidas preventivas e de segurança.

Imagem destaque: IPH / UFRGS / Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo