Holandeses apresentam relatório sobre as enchentes
Equipe europeia identifica falhas críticas no sistema de drenagem e recomenda medidas emergenciais

Enchentes causaram muitos estragos no RS
Em uma segunda-feira marcada pela expectativa e pela urgência, a Prefeitura de Porto Alegre recebeu o relatório definitivo da equipe técnica holandesa, enviada à cidade em junho para avaliar o sistema de proteção contra enchentes. O documento revela uma série de falhas que têm contribuído para o agravamento das inundações na capital gaúcha, destacando desde problemas técnicos em diques até falhas graves nas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps).
O chefe da missão, Ben Lamoree, fez uma análise direta: “O sistema foi projetado para suportar um nível de cheia do Guaíba, mas a realidade superou esse nível. Algumas estruturas deveriam ter 6 metros de altura, mas têm apenas 4,5 metros.” A situação é ainda mais crítica considerando que 20 das 23 Ebaps falharam devido à sua localização inadequada, em áreas propensas a inundações.
Mauricio Loss, diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), confirmou a gravidade da situação: “Pensávamos estar protegidos, mas não estávamos preparados para a intensidade das chuvas de maio.”
Leia mais:
Instituto emite alerta para riscos com varições climáticas. Entenda
Reintegração de prédio é suspensa por ordem do STF