Região da ilhas em Porto Alegre tem a visita de técnicos holandeses. Entenda!
Cooperação internacional visa desenvolver plano sustentável para o Arquipélago
Região das ilhas em Porto Alegre foi muito afetada pelas enchentes
Nesta segunda-feira, 22 de julho, técnicos da renomada Universidade TU-Delft, da Holanda, desembarcaram no bucólico bairro Arquipélago, em Porto Alegre, para dar início a uma missão de grande impacto ambiental e social. A visita marca o início de uma parceria inédita entre a instituição de ensino holandesa, a prefeitura da capital gaúcha e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O objetivo dessa colaboração histórica é desenvolver um Plano Urbanístico Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável das Ilhas de Porto Alegre, um projeto ambicioso inserido no recém-lançado Plano Estratégico de Reconstrução da cidade. O primeiro passo será a elaboração de um plano emergencial, que em quatro meses apresentará soluções para reassentamento, regularização fundiária e adaptação das moradias, visando minimizar os impactos das cheias recorrentes que afetam as ilhas.
Leia mais:
Muro da Mauá ganha novos painés para simbolizar resistência de Porto Alegre. Saiba mais!
Trecho de ciclovia da Avenida Ipiranga em Porto Alegre deverá ser liberado após meses de obras
Projeto nas ilhas de Porto Alegre será financiado pelo PNUD
Num prazo de 18 meses, um segundo plano será formulado para atender às demandas históricas da população local por um planejamento urbano específico. Esse plano incluirá a integração definitiva das ilhas no Plano Diretor da cidade, além de obras estruturais essenciais como melhorias viárias e de saneamento.
O financiamento para essa empreitada será provido pelo PNUD, com recursos estimados em R$ 7,3 milhões, destinados a impulsionar o desenvolvimento sustentável e a resiliência das comunidades insulares. Com o suporte de parceiros locais, a TU-Delft coordenará os esforços técnicos, promovendo um intercâmbio valioso de conhecimentos e práticas entre especialistas holandeses e brasileiros.
Na terça-feira, 23 de julho, está agendada uma reunião crucial entre a equipe técnica e o prefeito de Porto Alegre para finalizar os detalhes operacionais dessa parceria estratégica.
Imagem destaque: Cesar Lopes/PMPA