Porto AlegreInterSerra GaúchaÚltimas NotíciasVale dos Sinos

Massa polar no Rio Grande do Sul, pode fazer nevar no estado

Frente fria intensifica clima gelado e meteorologistas alertam para precipitações invernais

frente fria chega ao rio grande do sul
Lauro Alves / Agencia RBS

Rio Grande do Sul deve ter temperaturas baixíssimas

Uma nova massa de ar frio de origem polar avança sobre a Argentina e promete intensificar o frio no Rio Grande do Sul neste fim de semana. Diferentemente dos últimos dias, quando o estado gaúcho registrou temperaturas negativas, os termômetros não devem cair tanto, mas a previsão é de possíveis fenômenos como neve ou chuva congelada, especialmente nas áreas mais altas da serra gaúcha.

Segundo Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, “no fim de semana teremos chuva e existe a possibilidade de algum tipo de precipitação invernal, além de geada”. O termo “precipitação invernal” engloba fenômenos como neve, chuva congelada ou chuva congelante, sendo difícil prever com antecedência qual será predominante. Josélia destaca ainda que pode haver ocorrência simultânea de diferentes tipos de precipitação invernal, variando conforme a diminuição da temperatura.

Leia mais:

Após 60 dias da enchente Porto Alegre ainda tem pontos com água na cidade

Mulher é o encontrada morta a facadas em cidade da Serra Gaúcha

Parte mais ao sul do Rio Grande do Sul deve ter os menores registros

A umidade trazida pela frente fria combinada com as baixas temperaturas cria condições ideais para precipitações invernais nas regiões serranas mais elevadas, como São José dos Ausentes, Vacaria e Bom Jesus. Em 2021, quando neve foi registrada na região, moradores e turistas de cidades como Gramado, Canela e São Francisco de Paula aproveitaram para capturar imagens e se divertir com o fenômeno climático.

“No sul do Rio Grande do Sul, esperamos um frio intenso com céu predominantemente claro durante o fim de semana, o que aumenta as chances de formação de geada em áreas como a Campanha e Uruguaiana”, explica a meteorologista. Ela esclarece que a geada não se trata de uma forma de precipitação como a neve ou chuva congelada, mas sim da formação de uma camada de gelo sobre superfícies expostas.

Com as condições climáticas se intensificando, a recomendação é que os moradores da região se preparem para temperaturas baixas e possíveis impactos nas áreas rurais. Fique atento às atualizações meteorológicas para acompanhar qualquer mudança nas previsões para o fim de semana.

 

 

 

Imagem destaque: Arquivo Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button