Porto AlegreÚltimas Notícias

Confira a porcentagem de moradores de Porto Alegre que aumentaram o medo de perder o emprego

Pesquisa revela impacto significativo da crise nas finanças dos moradores da capital gaúcha

sine de porto alegre
Foto: Felipe Farias/Ascom Stas

Moradores de Porto Alegre estão preocupados

Um levantamento recente realizado pelos Cartórios de Protesto do Rio Grande do Sul revelou que perder o emprego e ficar sem renda é a maior preocupação financeira de quase metade dos porto alegrenses. Em comparação ao ano anterior, esse indicador cresceu alarmantes 30%, refletindo os desafios econômicos exacerbados pela recente crise de enchentes no estado.

A pesquisa, conduzida entre os dias 10 e 13 de junho na capital gaúcha, ouviu 400 pessoas e apontou que 17% se declararam “muito afetados” pela enchente, enquanto outros 16% foram considerados “afetados”. Em resposta às dificuldades financeiras, aproximadamente 44% dos entrevistados admitiram ter deixado de pagar alguma conta nos primeiros seis meses deste ano, sendo que 15% atribuíram essa situação diretamente às consequências da inundação.

Leia mais:

Prefeitura de Porto Alegre irá entregar refeições gratuitas em restaurante popular

Veículo capota e gera transtorno na Zona Norte de Porto Alegre. Veja!

Dívidas são principais “dores de cabeça” de porto alegrenses

Entre os principais problemas enfrentados, o cartão de crédito lidera como causa de inadimplência para 41% dos entrevistados, seguido pelo aluguel, mencionado por 17%. A pesquisa destacou também que os itens que mais impactam o orçamento dos porto-alegrenses são alimentos (56%), combustíveis (20%) e energia elétrica (12%).

Romário Mezzari, presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Estado, ressaltou a gravidade da situação: “Muitos moradores não possuíam reservas de emergência e, após a enchente, precisaram recorrer a empréstimos ou cartões de crédito para cobrir as despesas, o que agravou ainda mais a sua situação financeira”.

 

 

 

 

 

Imagem destaque: Reprodução / Prefeitura de POA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo