MP denuncia ex-diretor do DMAE de receber propina surreal em Porto Alegre
Denúncia de Corrupção Passiva: Ex-Dirigente do DMAE de Porto Alegre Sob Fogo Cruzado
DMAE comunica afastamento de diretor em 2023
Nesta segunda-feira (5), o Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul fez uma denúncia impactante contra um ex-diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Porto Alegre, acusando-o de corrupção passiva. De acordo com as acusações, o ex-dirigente teria solicitado e recebido R$ 517 mil em propina relacionados aos serviços de manutenção do sistema de drenagem de águas pluviais da cidade.
Embora o MP não tenha revelado o nome do ex-diretor, investigações do g1 apontam que se trata de Alexandre de Freitas Garcia, que ocupou o cargo entre 2021 e 2023. Em resposta à denúncia, Garcia se manifestou com confiança, afirmando: “Estou muito tranquilo quanto a essas denúncias e convicto da conduta que tomei com a empresa. Em breve, tudo será esclarecido.”
O DMAE, por sua vez, comunicou que o ex-diretor foi exonerado em janeiro de 2023 e destacou que as supostas irregularidades foram detectadas e encaminhadas ao MP pelo próprio município. “O DMAE está comprometido com a transparência e a legalidade em suas ações”, diz a nota oficial do departamento.
Leia mais:
Defesa Civil reforça alerta de alagamentos em Porto Alegre
Homem e mulher assassinados em Porto Alegre deixam filhos de 10 e 13 anos