Descubra quem é o novo patrono da Feira do Livro de Porto Alegre
Reconhecido por sua obra e trajetória, o escritor gaúcho será o grande homenageado da edição deste ano
Sergio Faraco será o novo patrono da Feira do Livro
Na manhã desta quinta-feira (15), a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) anunciou com entusiasmo que Sergio Faraco, aos 84 anos, é o patrono da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. O evento, que terá lugar na Praça da Alfândega de 1º a 20 de novembro, promete ser um marco na retomada do setor livreiro, duramente afetado pela recente enchente que atingiu o Estado.
Faraco, nascido em Alegrete em 25 de julho de 1940, tem uma trajetória literária rica e diversificada. Sua paixão pela escrita começou de maneira inusitada durante o serviço militar, onde, em momentos de detenção, começou a ler e a escrever, o que deu origem aos seus primeiros textos. Após uma vivência na União Soviética e a graduação em Direito, Faraco se estabeleceu como servidor público federal e também se destacou como escritor.
O autor ganhou notoriedade com seus contos, que capturam a angústia e o desejo humanos com uma linguagem concisa e envolvente. Entre suas obras mais notáveis estão “Idolatria” (1970) e “A Dama do Bar Nevada” (1988), que lhe rendeu o Prêmio Galeão Coutinho. Outros trabalhos, como “Lágrimas na Chuva” (2003) e “As Noivas Fantasmas & Outros Casos” (2021), reforçam sua habilidade em explorar temas variados, desde a sinuca até o naufrágio do Titanic.
Leia mais:
Propagandas eleitorais devem começar a aparecer nas ruas nesta sexta-feira (16)
Investimento bilionário para prevenção de cheias deve ocorrer no estado