Porto AlegreÚltimas Notícias

Confira o número de casos de leptospirose confirmados em Porto Alegre

Secretaria Municipal de Saúde divulga dados preocupantes sobre a doença na capital gaúcha

Casos de leptospirose aumentam em porto alegre
Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Doença já deixou 3 mortos somente em Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre revelou nesta terça-feira (25) que o número de casos confirmados de leptospirose na cidade chegou a 66 neste ano. A vigilância epidemiológica registrou um total de 1.756 notificações de suspeitas da doença, com 1.418 casos ainda em investigação e 272 descartados.

Entre os casos confirmados, quatro mortes foram lamentavelmente registradas entre os residentes da capital, enquanto outras duas estão sob investigação. Os homens, com idades entre 43 e 67 anos, sucumbiram à leptospirose nas semanas epidemiológicas 20, 21 e 25, com três óbitos ocorrendo em Porto Alegre e um em Lajeado.

Leia mais:

Polícia Civil apreende mais de 200kg de maconha em bairro de Porto Alegre

Rodoviária de Porto Alegre terá novo horário de funcionamento nesta quarta-feira (26)

O que é a doença que está preocupando Porto Alegre?

A leptospirose é uma infecção bacteriana transmitida principalmente pela urina de ratos e outros animais infectados. A contaminação ocorre frequentemente por meio de água contaminada e pode entrar no corpo humano através de cortes, ferimentos ou mucosas expostas.

Diante do aumento preocupante de casos na cidade, a Secretaria reforça a importância de medidas preventivas simples, como evitar o contato direto com águas de enchentes, manter a limpeza e higiene de ambientes propensos à presença de roedores, além de procurar atendimento médico imediato ao identificar sintomas como febre alta, dor muscular intensa e olhos avermelhados.

A população deve estar atenta aos sinais da doença e buscar orientação médica ao menor sinal de infecção, garantindo um tratamento precoce e eficaz. A prevenção é crucial para mitigar os riscos de contaminação e proteger a saúde coletiva em Porto Alegre.

 

 

 

Imagem destaque: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo