Últimas NotíciasSerra Gaúcha

Obras de recuperação da ponte do Rio Piaí iniciam com previsão de conclusão em 45 Dias

Estrutura estava interditada desde junho após danos graves em um dos pilares. Intervenção tem previsão de investimento de R$ 200 mil.

Obras de recuperação da ponte do Rio Piaí iniciam com previsão de conclusão em 45 Dias

Ederson de Oliveira / Divulgação

Recuperação de ponte deve ocorrer em Caxias do Sul

A tão aguardada recuperação da ponte sobre o Rio Piaí, localizada na divisa entre Fazenda Souza e Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul, teve seu início nesta terça-feira (20). A ponte, situada na Estrada Municipal Claudino Antônio da Costa, foi interditada no final de junho devido ao risco de queda, após o surgimento de danos graves em um dos pilares, identificados durante a chuva intensa de maio.

A empresa Forza Engenharia e Obras, contratada pela prefeitura, está à frente dos trabalhos. Com previsão de conclusão em até 45 dias, as obras começaram com a construção de um desvio para redirecionar o leito do rio, afastando a água do pilar danificado. A próxima etapa envolverá a construção de uma estrutura temporária que permitirá a drenagem da água ao redor da área de trabalho, criando o canteiro de obras necessário para a continuidade do projeto.

Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), após a preparação inicial, a fase seguinte será a construção da base estruturante para a reestruturação do pilar central. Esta etapa inclui a instalação de ferragens, moldagem e concretagem. Melhorias adicionais serão realizadas no tabuleiro da ponte, nos guarda-corpos, na proteção da cabeceira de acesso e na pintura da estrutura. O investimento total do município na recuperação é de aproximadamente R$ 200 mil.

Leia mais:

Porto Alegre lança programa Milhas Solidárias para estudantes e atletas

Porto Alegre enfrenta crise nas ciclovias: Interdições e descontentamento entre ciclistas

Ponte de Criúva é exemplo para obra

O engenheiro civil Valter Guerra, responsável pela fiscalização da obra, destacou que a concretagem da base do pilar será feita com uma camada espessa de concreto, seguindo o mesmo método utilizado na reforma da Ponte dos Korff, em Criúva. Essa técnica visa reforçar a estrutura contra o impacto das águas.

Importante ressaltar que, apesar da interdição, houve casos de motoristas que desrespeitaram a sinalização e removeram barreiras de concreto na primeira semana de julho, um desafio que as equipes de monitoramento da secretaria estão trabalhando para mitigar.

 

Imagem destaque: Ederson de Oliveira / Divulgação

Gabriel Filippozzi

Apaixonado por Futebol e Cultura Geek. Repórter, redator e setorista de Grêmio. @gabrielfilippozzi em todas as redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo