Porto Alegre implementa mais 3 ônibus elétricos em sua frota
Passageiros já podem usar o serviço nesta segunda-feira (19)
Porto Alegre terá mais três ônibus elétricos operando a partir desta segunda-feira
Porto Alegre recebeu três novas linhas de ônibus elétricos que começam a operar na cidade, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e reduzir a emissão de poluentes. A E378, uma rota inédita, fará um trajeto circular entre os principais hospitais da capital, como Ernesto Dornelles, Instituto do Coração, Clínicas, Pronto-Socorro, Complexo Hospitalar da Santa Casa e o Centro Logístico de Medicamentos Especiais. No bairro Azenha, o terminal dessa linha será no Terminal Princesa Isabel.
Além da E378, outras duas linhas elétricas passaram a operar. Essas receberam a letra “E” junto ao código da linha, mas já existiam no sistema de transporte público. No Centro, o terminal de todas as linhas estará localizado próximo ao Mercado Público, entre as avenidas Mauá e Júlio de Castilhos.
Leia mais
Montanha de roupas na rua vem chamando a atenção em bairro de Novo Hamburgo
O novo lote de ônibus conta com 12 veículos: oito do modelo Marcopolo Attivi Integral e quatro eMillenium Caio/Eletra. Os ônibus serão recarregados em estações de recarga instaladas nas garagens das empresas Nortran, VTC e Sudeste, responsáveis pela operação. Inicialmente, a previsão era que os veículos começassem a circular em maio, mas o plano foi adiado devido à enchente que atingiu a região. Os veículos foram adquiridos por R$ 38 milhões pela prefeitura, valor que será descontado das empresas operadoras nos próximos reajustes tarifários.
Como incentivo ao uso dos novos ônibus, nos primeiros meses de operação, os usuários que possuem o Cartão TRI terão gratuidade na segunda passagem ao embarcarem em uma linha diferente dentro de 30 minutos após o desembarque de um ônibus elétrico. O benefício será aplicado automaticamente e busca estimular o uso dos novos modelos, promovendo integração no transporte público da cidade.
A iniciativa visa promover um transporte mais sustentável e acessível para a população porto-alegrense.