Rede de exploração sexual é desmantelada pela Polícia Civil em Porto Alegre
Investigação revela golpes com uso de perfis falsos e envolvimento até dentro de presídios
Policia Civil realiza grande operação
A Polícia Civil realizou nesta quarta-feira (10) uma grande operação para combater crimes de extorsão sexual na região metropolitana de Porto Alegre. Denominada Operação Decipi, a ação coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha resultou na execução de 20 mandados de busca e apreensão em várias cidades, incluindo Porto Alegre, Canoas e Viamão.
O foco da operação foram criminosos que utilizavam perfis falsos para aplicar golpes, inclusive dentro do sistema penitenciário. As investigações começaram após a descoberta de celulares na Penitenciária Estadual de Porto Alegre, onde detentos utilizavam a foto de um delegado para enganar vítimas. O grupo criminoso manipulava informações e imagens, alguns se passando por mulheres, enquanto outros manejavam transações bancárias para extorquir dinheiro de vítimas indefesas.
Segundo o Delegado André Lobo Anicet, a organização criminosa contava com membros tanto dentro quanto fora dos presídios, facilitando a movimentação dos valores extorquidos. A operação, cujo nome vem do latim “enganado”, teve como objetivo desmantelar completamente essa rede de criminosos e reunir evidências robustas para futuras investigações.
Leia mais:
Ação do Denarc apreende quantia surreal de grupo criminoso em Porto Alegre
Homem morre após colidir o carro com poste em Porto Alegre