Pesquisa aponta número surpreendente de pessoas com capacidade de compra após enchentes em Porto Alegre
isa revela impacto dramático nas finanças e na vida de milhões após desastres naturais
Pesquisa feita em Porto Alegre mostra resultado surpreendente
Uma pesquisa recente conduzida pelo Cartórios de Protesto RS revelou que 7 em cada 10 moradores da Região Metropolitana de Porto Alegre enfrentaram sérias dificuldades após as recentes enchentes que assolaram a área. Realizado entre 25 de junho e 3 de julho, o estudo entrevistou 500 pessoas nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Eldorado do Sul, Guaíba e São Leopoldo, mostrando um retrato contundente dos impactos econômicos e sociais.
Mayumi Nagata, aposentada e residente na área afetada, compartilhou sua experiência de ter perdido sua casa e enfrentado um aumento das dívidas, enquanto sua renda mensal permanece estagnada em R$ 600. “O que eu faço com R$ 600? Eu tenho que comer, tenho que comprar remédio, e aí? Não é fácil”, desabafa.
O presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção RS, Romário Mezzari, destacou a gravidade da situação: “A Região Metropolitana é vital para a economia local, mas agora enfrenta desafios imensos tanto para os cidadãos quanto para o governo”.
Os dados revelam que metade dos entrevistados deixou de pagar contas devido às enchentes, com o cartão de crédito liderando a lista de inadimplência (26%), seguido por contas de água e luz (14%). Alarmantemente, 59% dos entrevistados admitiram não possuir reserva financeira para emergências, agravando ainda mais a situação.
Leia mais:
Confira a previsão do tempo na Região Metropolitana de Porto Alegre nesta quarta-feira
Mulher denuncia estupro de motorista de aplicativos durante corrida em Porto Alegre
Comerciante de Porto Alegre perdeu equipamentos de seu bar