Polícia Civil desmantela esquema de lavagem de dinheiro no RS
Ação de grande escala mira organização criminosa com ramificações em diversos setores econômicos
Operação da Polícia Civil teve êxito e desmantelou organização criminosa
Na manhã desta quarta-feira (28), a Polícia Civil lançou a Operação Escobar, uma ofensiva massiva contra uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro. Comandada pela 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), a operação cumpriu 48 mandados de busca e apreensão domiciliar e nove pedidos de prisão preventiva.
Até as 7h10min, três pessoas foram presas. Os investigadores solicitaram o bloqueio de R$ 22 milhões, distribuídos entre pessoas físicas e jurídicas, e sequestraram 30 veículos e nove imóveis, que incluem propriedades rurais e residências localizadas em Taquara, Nova Hartz, Sapiranga e São Leopoldo, no Vale do Sinos, além de Novo Hamburgo e até Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.
Desde 2020, a polícia vem desvendando o esquema criminoso, que envolve roubos e furtos a bancos, transporte de valores e sequestros. Em abril de 2023, no âmbito da Operação Dulcis, foram realizadas buscas em propriedades no RS, SC, PR e SP, descobrindo evidências de lavagem de dinheiro. Com base nessas descobertas, o grupo foi associado também ao tráfico de drogas e comércio ilegal de armas.
Leia mais:
Futebol de Luto: Juan Izquierdo, do Nacional, falece nesta terça feira (27) após arritmia cardíaca
Alterações na tabela horária dos ônibus para a Expointer 2024: o que você precisa saber