Na manhã desta quinta-feira (29/08), uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e a Polícia Civil do Distrito Federal resultou na prisão de três indivíduos envolvidos em um sofisticado esquema de extorsão. A ação, coordenada pela Delegacia de Polícia de Capturas do Rio Grande do Sul, deu cumprimento a mandados de prisão preventiva relacionados à Operação Falso Policial, um desdobramento de uma investigação complexa conduzida pela Polícia Civil do DF.
Os detidos incluem um homem de 31 anos preso em Gravataí e dois residentes de Porto Alegre, uma mulher de 34 anos e um homem de 40 anos. Todos são suspeitos de estarem envolvidos no golpe conhecido como “golpe dos nudes”. Neste esquema criminoso, uma mulher inicia contato com a vítima solicitando fotos íntimas. Em seguida, um falso policial entra em cena, alegando que a conversa e as fotos seriam de uma menor de idade. O golpista então exige um pagamento para evitar a divulgação das imagens ou o início de uma investigação formal.
Leia mais:
Moradores de Canoas relatam aumento ABSURDO em conta de água
Estado da Arena do grêmio chama atenção! Veja como está
“Falso policial” era um dos presos
No caso em questão, um dos envolvidos se passava por delegado para aplicar a fraude, focando suas ações em vítimas no Distrito Federal. A investigação meticulosa levou à emissão de mandados de prisão, resultando na captura dos três suspeitos em suas respectivas cidades.
A ação demonstra a eficácia da cooperação entre diferentes estados e a determinação das forças policiais em combater crimes cibernéticos e de extorsão, garantindo justiça e segurança para as vítimas.