Últimas NotíciasPolíciaPorto Alegre

Polícia conclui investigação sobre explosão em prédio localizado na Zona Norte de Porto Alegre

Polícia Civil encerra investigação sobre tragédia que vitimou morador na zona norte da cidade

policia investigação sobre explosão em prédio localizado na Zona Norte de Porto Alegre
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Polícia não realiza indiciamentos em caso de explosão de prédio

A Polícia Civil de Porto Alegre encerrou sem indiciamentos o inquérito que apurava a explosão ocorrida no condomínio Alto São Francisco, na zona norte da capital gaúcha, em janeiro deste ano. O incidente, desencadeado por um vazamento de gás em um dos apartamentos, resultou na trágica morte de Tiago Lemos, de 38 anos, e deixou outro morador gravemente ferido.

Segundo o delegado Cleiton de Freitas, responsável pelo caso, as investigações concluíram que não houve intenção criminosa por parte dos envolvidos. “É imperativo considerar que não houve nenhum tipo de dolo por nenhuma das partes envolvidas nesse fenômeno multifatorial. Sequer crime culposo existe nesse caso, nem mesmo a hipótese de eventual crime culposo”, afirmou.

Os laudos periciais indicaram que a explosão teve origem em um vazamento de gás proveniente de um fogão cooktop em um dos 440 apartamentos do condomínio. Tiago Lemos, residente nesse apartamento, sofreu queimaduras em 90% do corpo e faleceu devido a falência múltipla de órgãos quatro dias após o incidente. Já Rodrigo Rufino, outro morador da mesma unidade, sobreviveu com 60% do corpo queimado.

Leia mais:

Polícia Civil investiga assassinato a tiros de sambista em Porto Alegre

Porto Alegre tem número surreal de casos de dengue confirmados em 2024

Investigação da Polícia não conseguiu determinar responsáveis

A investigação não conseguiu determinar responsabilidades individuais entre os moradores do apartamento. “É impossível determinar individualmente se algum deles colaborou com o elemento ígneo que permitiu a explosão seguida de incêndio”, destacou o delegado.

A tragédia ocorreu enquanto os bombeiros já estavam no local investigando um vazamento de gás. Para a polícia, os moradores não incrementaram o risco proibido relevante para o desfecho fatal. Todos os envolvidos foram elogiados pela ação rápida e colaborativa no sentido de prevenir uma fatalidade maior.

O inquérito foi encaminhado nesta terça-feira (25) para apreciação do Judiciário e do Ministério Público, que avaliarão as conclusões da polícia sobre o caso. Enquanto isso, a reconstrução da torre 10, onde ocorreu a explosão, está em andamento. A Construtora Tenda reafirmou não ter responsabilidade no incidente e destacou que a reconstrução foi validada por todas as partes envolvidas.

O condomínio Alto São Francisco está localizado na Rua Inocêncio de Oliveira Alves, próximo à Rua João Fázio Amato, no bairro Rubem Berta, zona norte da Capital.

 

 

 

Imagem destaque: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo