Porto AlegreÚltimas Notícias

CATÁSTROFE! Porto Alegre atinge o mês mais chuvoso da sua história

Números preocupam a população gaúcha

Foto: Divulgação

Porto Alegre registra números históricos durante catástrofe na cidade

Porto Alegre vive um mês de maio de extremos climáticos, reescrevendo sua história meteorológica. Após enfrentar a maior enchente do Guaíba já registrada, a capital gaúcha alcançou, nesta quinta-feira, um novo recorde: o maio mais chuvoso desde o início das medições, em 1910.

Com mais de 100 mm de chuva em apenas 12 horas, o acumulado do mês atingiu impressionantes 461,0 mm até às 15h de hoje, segundo a estação climatológica do Jardim Botânico, do Instituto Nacional de Meteorologia. Esse valor representa 408% da média histórica de precipitação de maio, que é de 112,8 mm pela série 1991-2020. Este índice supera o recorde anterior de 405,5 mm, registrado em maio de 1941, ano da maior enchente anterior a esta.

Mais impressionante ainda, o volume de chuva deste mês supera o recorde histórico mensal de 447,3 mm, de setembro de 2023. Assim, em um intervalo de apenas nove meses, Porto Alegre registrou os dois meses mais chuvosos de sua história de 114 anos de observações, ambos durante o forte evento de El Niño de 2023-2024.

Setembro e novembro de 2023, além de maio de 2024, destacaram-se não apenas pela chuva, mas pelas enchentes que causaram, entre as maiores já vistas na cidade. O auge do El Niño ocorreu em novembro passado, e seu impacto ainda se fez sentir fortemente em maio, pouco antes do retorno à neutralidade do Pacífico.

Porto Alegre, portanto, continua a enfrentar desafios climáticos extremos, com implicações significativas para seus moradores e a infraestrutura urbana.

Imagem destacada: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo