Porto Alegre passa por deflação após ter a maior inflação do Brasil em junho
Após impacto das enchentes e mudanças tributárias, capital gaúcha registra queda nos preços em junho
Porto Alegre reage após grande inflação em junho
No último mês de maio, Porto Alegre liderava o ranking nacional de inflação, mas a situação deu uma guinada em junho, revelando um cenário oposto. De acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital gaúcha viu uma queda de 0,14% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em contraste com o aumento médio de 0,21% registrado no Brasil.
Os efeitos das enchentes que atingiram o Estado em maio são apontados como um dos principais motivos para a escalada dos preços no período anterior. No entanto, em junho, à medida que as águas recuaram, os preços também seguiram o mesmo caminho, resultando em uma queda significativa nos custos, especialmente nos segmentos de Alimentação e Habitação, que apresentaram recuos de 0,52% e 0,48%, respectivamente.
Segundo análise do economista Marcelo Portugal, da UFRGS, além do impacto climático, mudanças no regime tributário também influenciaram os resultados. Decretos estaduais que encerraram incentivos fiscais em maio aumentaram os preços, mas medidas reversas em junho, como a redução de impostos sobre produtos da cesta básica, contribuíram para o alívio nos valores ao consumidor.
Leia mais:
Professora em Porto Alegre, mulher morta na Freeway é identificada
Esquema de tráfico de drogas e armas em Porto Alegre é desarmado pela Polícia