Porto AlegreÚltimas Notícias

Porto Alegre reforça a segurança da cidade com esquema incrível de proteção. Veja!

Investimento de R$ 24 milhões amplia rede de câmeras e tecnologia de análise comportamental na capital gaúcha

cameras de monitoramento de porto alegre
Foto: Pedro Piegas/PMPA

Novos equipamentos em Porto Alegre aumentam eficácia de monitoramento

A segurança pública em Porto Alegre ganha um novo impulso com a iniciativa da prefeitura de expandir sua rede de videomonitoramento e cercamento eletrônico de veículos. Com um investimento significativo de R$ 24 milhões, estão sendo instalados 256 novos pontos, incluindo câmeras de vídeo e leitura de placas veiculares. Essa ampliação eleva para 2.599 o número total de câmeras espalhadas pela cidade, consolidando um dos sistemas mais avançados do país.

As novas câmeras, com resolução de quatro megapixels e equipadas com zoom óptico e digital, são estrategicamente posicionadas em postes de 11 metros de altura. Além de monitorar áreas críticas, esses dispositivos são capazes de realizar análises inteligentes, utilizando software de inteligência artificial para identificação e análise comportamental.

O sistema já realiza cerca de um milhão de leituras de placas diariamente, o que tem sido crucial na redução dos índices de furto e roubo de veículos na capital gaúcha. Com a capacidade de monitorar um único veículo múltiplas vezes ao dia, a eficácia na prevenção e combate ao crime tem sido ampliada de maneira significativa.

Leia mais:

Acidente na Zona Norte deixa um morto e dois feridos em Porto Alegre

EPTC fiscaliza número surreal de veículos em Porto Alegre no último mês

Prefeitura de Porto Alegre aumenta monitoramento

O prefeito Sebastião Melo enfatizou a importância desse investimento para a segurança dos cidadãos, destacando o fortalecimento do trabalho integrado com os órgãos estaduais e o compromisso com a redução da criminalidade e violência nas ruas.

O projeto faz parte da estratégia de fortalecimento do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), iniciada no ano anterior, e é financiado pelo programa POA Segura, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O cercamento eletrônico de veículos, através de semipórticos de sete metros de altura equipados com OCR, já realizou mais de 255 milhões de leituras de placas em 2023. Os alertas são prontamente atendidos pela Brigada Militar e compartilhados com diversas instituições, incluindo Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Susepe e EPTC, garantindo uma resposta eficiente e coordenada.

Desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), o sistema não apenas reforça a segurança, mas também aumenta a percepção de segurança da população com câmeras identificadas por sinal luminoso em LED azul, demonstrando o compromisso da cidade com a inovação e a proteção de seus cidadãos.

 

 

 

 

Imagem destaque: Divulgação Prefeitura de Porto Alegre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button