Confira todos os pré-candidatos à prefeitura de Porto Alegre
Com prazo final se aproximando, seis candidatos se destacam para a corrida pela Prefeitura de Porto Alegre
Prefeitura de Porto Alegre terá concorrência de peso
Porto Alegre está a poucos passos de uma eleição municipal que promete ser uma das mais polarizadas e históricas dos últimos anos. Com o prazo de definição de candidaturas marcado para 5 de agosto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a corrida para a prefeitura da capital gaúcha já está esquentando.
Para as eleições de 2024, que terão seu primeiro turno em 6 de outubro, o cenário político se desenha com uma configuração que mistura tradição e inovação. O que chama atenção é a predominância feminina entre os possíveis candidatos: são quatro mulheres e apenas dois homens na disputa. A polarização está clara, com siglas à direita e à esquerda se preparando para um embate acirrado. A recente crise das enchentes no Rio Grande do Sul também deve ser um tema central nas campanhas, dada a sua relevância para os eleitores.
Na ala à esquerda, a união das federações partidárias formadas em 2022 traz a deputada federal Maria do Rosário como a candidata do bloco formado por PT, PCdoB e PV. Em um movimento estratégico, o PDT lançou Juliana Brizola com o apoio do PSol/Rede, que retirou a pré-candidatura de Luciana Genro, e do União Brasil, que indicou Thiago Duarte para a vice.
Leia mais:
Influenciadores são presos em Canoas por golpe em rifas
MP denuncia ex-diretor do DMAE de receber propina surreal em Porto Alegre