Porto AlegreÚltimas Notícias

Prefeito de Porto Alegre toma atitude e alerta população

Sebastião Melo diz que não foi pego de surpresa

Foto: Giulian Serafim / PMPA

Com a volta das chuvas, prefeito de Porto Alegre suspende aulas

Nesta quinta-feira (23), a cidade de Porto Alegre enfrentou novamente fortes chuvas, resultando no aumento do nível do Rio Guaíba e provocando o ressurgimento de áreas alagadas. Relatos de pessoas ficando ilhadas em suas residências ou em pontos da capital se multiplicaram, gerando preocupação entre os moradores e autoridades locais.

Diante da nova crise desencadeada pelas chuvas, o prefeito Sebastião Melo (MDB-RS) convocou uma reunião de emergência com sua equipe e realizou uma coletiva de imprensa para abordar a situação. Melo anunciou a suspensão das aulas nas redes municipal e privada, assim como o fechamento das comportas da cidade, visando conter os impactos das enchentes.

Melo justificou suas decisões, destacando que a prefeitura estava ciente da previsão meteorológica que indicava a possibilidade de chuvas intensas na Região Metropolitana, mas que a intensidade superou as expectativas, concentrando-se especialmente durante a manhã. Ele alertou para os riscos de circulação de veículos na cidade neste momento e anunciou que a suspensão das aulas deve perdurar até sexta-feira, aguardando a diminuição das chuvas e o retorno à normalidade.

— A prefeitura não foi pega de surpresa, mas a própria meteorologia, e eu confio muito neles, disse que iria chover de 60mm, 80mm, 90mm, mas essa chuva caiu de forma mais intensa. Tão logo isso aconteceu eu vim para o DMAE, depois para a comissão de crise, e tomamos as decisões. Poderia ter feito isso antes? Com certeza é o questionamento de muitos e respeito essa posição, mas penso que nós agimos… muitas vezes num momento de crise é sempre muito difícil, tudo é difícil… poderíamos ter suspendido as aulas (ontem)? Talvez. Mas a prefeitura não foi pega de surpresa. Sabíamos que ia chover, mas a chuva foi extremamente forte pela manhã.

Além disso, o prefeito informou sobre o fechamento iminente das comportas da cidade, em vista da previsão de aumento do nível do Rio Guaíba. O diretor do Departamento de Água e Esgoto Municipal (DMAE), Maurício Loss, corroborou a decisão, explicando que o fechamento das comportas seria realizado caso houvesse uma inversão no escoamento da água.

A acumulação de chuvas em Porto Alegre, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alcançou entre 100mm e 130mm em determinadas áreas da cidade desde a meia-noite, agravando ainda mais a situação já crítica. Diante do cenário desafiador, as autoridades apelam para a cooperação da população, pedindo que evitem deslocamentos desnecessários e que permaneçam em locais seguros até que a situação se estabilize.

 

Imagem destaque: Giulian Serafim / Porto Alegre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo