Suspeito é preso em Porto Alegre após mega operação de tráfico de drogas e venda de joias
Homem é preso com joias, drogas e arma em ação da Polícia Civil na zona norte da cidade
Homem é preso por usar loja de joias como faixada
No final da tarde deste domingo (30/06), uma operação da Polícia Civil na zona norte de Porto Alegre resultou na prisão de um homem de 33 anos, acusado de liderar um esquema sofisticado de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação coordenada pela 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (3ªDIN/Denarc) culminou na apreensão de joias de ouro, grande quantidade de drogas, uma pistola calibre 9mm, dinheiro em espécie, um veículo de luxo e até mesmo um giroflex utilizado em viaturas policiais.
De acordo com o Delegado Gabriel Borges, a investigação teve início após denúncias de que o suspeito, sob o disfarce de vendedor de joias, estava na verdade fornecendo drogas de alta pureza para tele-entregas na capital gaúcha e região metropolitana. “Ele usava a venda de joias como fachada para legitimar o dinheiro proveniente do tráfico de drogas”, explicou o delegado.
Durante o monitoramento, as autoridades constataram que o indivíduo não apenas comercializava entorpecentes entre clientes selecionados de alto poder aquisitivo, mas também mantinha uma estrutura de produção de joias em seu apartamento no bairro Humaitá. “Encontramos equipamentos sofisticados para fabricação de joias, além de um estoque considerável de ouro e peças prontas para venda”, detalhou Borges.
Leia mais:
Marchezan irá concorrer novamente à prefeitura de Porto Alegre? Descubra!
Confira os bairros que ficarão sem luz nesta semana em razão de operações do DMAE
Preso estava com porte de quantidade grande de maconha no ato
No momento da abordagem, o suspeito foi flagrado retornando ao condomínio com uma sacola contendo maconha de alto valor de mercado. Ao adentrarem o imóvel, os policiais encontraram mais drogas, incluindo substâncias usadas na produção de cocaína, além da arma de fogo e dinheiro em espécie. O veículo de luxo utilizado pelo indivíduo também foi apreendido.
Gabriel Borges ressaltou que a prática de utilizar a venda de ouro e joias como forma de lavar dinheiro do tráfico é comum devido ao alto valor e à facilidade de ocultação da origem ilícita dos recursos. “No entanto, graças ao trabalho detalhado da investigação, conseguimos desmantelar esse esquema e impedir que novos crimes fossem cometidos”, concluiu o delegado.
Imagem destaque: Divulgação / PCRS / preso tráfico de drogas