Porto AlegreRegião MetropolitanaÚltimas Notícias

Procon autua produtos que tiveram contato com as enchentes em Porto Alegre

Procon RS e Vigilância Sanitária intensificam ações para proteger consumidores

Procon autua produtos que tiveram contato com as enchentes em Porto Alegre
Divulgação Departamento de Defesa do Consumidor do Rio Grande do Sul

Procon segue autuando mercados com mercadorias prejudiciais

O Departamento de Defesa do Consumidor do Rio Grande do Sul, em conjunto com a Vigilância Sanitária e o apoio da Brigada Militar, realizou operações rigorosas em diversos supermercados do estado. A ação visou identificar e autuar estabelecimentos que estavam comercializando produtos comprometidos pela recente enchente.

Durante as fiscalizações, realizadas principalmente em áreas de depósito, foram encontrados produtos que haviam ficado submersos. Em resposta, o ProconRS emitiu autuações e a Vigilância Sanitária notificou os locais para realizar o descarte imediato dos itens irregulares. Caso não cumpram as exigências, os estabelecimentos enfrentarão a suspensão temporária das atividades até regularizarem a situação.

Em Canoas, a mesma rede de supermercados foi alvo de autuações por parte do Procon Municipal, resultando na suspensão temporária de suas operações. O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, enfatizou a importância das medidas:

“Estamos seguindo à risca o Guia Básico para riscos e cuidados com a saúde após as enchentes, com o objetivo de proteger os gaúchos de produtos que comprometam sua saúde.”

Leia mais:

Projeto que prevê isenção de IPTU para atingidos pelas enchentes em Porto Alegre é enviado para a Câmara

Grande festival de sertanejo, pagode e funk ocorrerá novamente em Porto Alegre

Procon atuou em conjunto com a Vigilância sanitária

O diretor do Procon RS, Rainer Grigolo, destacou a necessidade de agir com rapidez diante dessas situações: “Estamos atentos e prontos para agir de forma eficaz. O fornecedor não pode colocar em risco a saúde do consumidor, e estamos trabalhando para garantir uma relação honesta e segura.”

O Procon RS orienta que os consumidores denunciem a venda de produtos submersos, especialmente alimentos, tanto nos Procons Municipais quanto no Procon RS. É essencial que os fornecedores sigam rigorosamente as diretrizes de segurança estabelecidas para evitar riscos à saúde pública.

Essas operações continuam em andamento em Porto Alegre, Canoas e outras cidades do estado, reforçando o compromisso das autoridades em proteger os consumidores e garantir a integridade dos produtos comercializados após eventos climáticos extremos como as enchentes.

 

 

 

 

Imagem destaque: Divulgação Departamento de Defesa do Consumidor do Rio Grande do Sul

Gabriel Filippozzi

Apaixonado por Futebol e Cultura Geek. Repórter, redator e setorista de Grêmio. @gabrielfilippozzi em todas as redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo