Projeto de Lei visa mudar responsabilidade de manutenção das calçadas em Porto Alegre
Adeli Sell propõe mudança no Código de Posturas para melhorar a manutenção dos passeios urbanos e aliviar os proprietários de imóveis
Calçadas sem manutenção devem receber atenção da prefeitura
Porto Alegre pode estar prestes a dar um passo importante na modernização do cuidado com as calçadas da cidade. Um novo projeto de lei, apresentado pelo vereador Adeli Sell (PT), está em discussão na Câmara Municipal e sugere uma mudança significativa: transferir para a Prefeitura a responsabilidade pela pavimentação, conservação e limpeza das calçadas.
Atualmente, a Lei Complementar nº 12/1975, o famoso Código de Posturas, coloca essa tarefa nas mãos dos proprietários de imóveis. Para Sell, essa regra é antiquada e injusta. “Os moradores já pagam impostos como o IPTU e não deveriam ser penalizados por algo que a administração pública deveria gerenciar”, argumenta o vereador. A proposta visa resolver um problema cada vez mais visível: calçadas deterioradas, cheias de buracos e sem piso tátil, o que coloca em risco a segurança dos pedestres, especialmente de pessoas com deficiência.
Leia mais:
PDT confirma nome de candidata à prefeitura de Porto Alegre
Alerta de chuvas intensas assombra Porto Alegre nesta semana