Porto AlegreInterSerra GaúchaÚltimas NotíciasVale dos Sinos

Confira até quando vai a frente fria em Porto Alegre e no restante do Rio Grande do Sul

Pinheiro Machado registra -5,3ºC, a menor temperatura do ano, enquanto Porto Alegre enfrenta mínima de 1,7ºC pelo terceiro dia consecutivo

frente fria em Porto Alegre
Tânia Meinerz/JC/frente fria

Frente fria castigou o Rio Grande do Sul

Nesta terça-feira (2/7), o Rio Grande do Sul enfrentou uma onda de frio intensa, marcando recordes de temperatura em diversas regiões. Pinheiro Machado, no sul do estado, registrou a menor temperatura do ano, com -5,3ºC, segundo dados da MetSul Meteorologia. A capital, Porto Alegre, não ficou atrás, com mínima de 1,7ºC, também recorde de baixa pelo terceiro dia seguido, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Marcelo Dutra, doutor em ciências e ecólogo da Universidade Federal de Rio Grande (UFRG), explicou que o frio intenso era esperado para esta época do ano, mas alertou para os impactos na saúde pública, especialmente devido às doenças respiratórias. Ele destacou que esses problemas são exacerbados após eventos climáticos extremos, como as recentes chuvas intensas que atingiram o estado.

“Diante do cenário de mudança climática, eventos como chuvas intensas seguidas de temperaturas muito baixas tornam-se mais graves”, afirmou Dutra. Ele também mencionou a situação das pessoas deslocadas devido às enchentes, ressaltando que estão em maior vulnerabilidade durante o frio intenso.

Leia mais:

Mais de um mês de isenção na conta de água são garantidos às vítimas de enchentes em Porto Alegre

Morte de jovem completa três meses em Porto Alegre e investigação ainda não foi concluída

Frente fria é apenas o começo

Segundo a MetSul, as baixas temperaturas devem persistir até meados de julho, com dias frios e muito frios, enquanto as chuvas deverão permanecer abaixo da média, aliviando o risco de novos alagamentos.

 

 

 

 

Imagem destaque: Anápio Pereira/Divulgação/frente fria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button