Confira quem serão os candidatos à prefeitura de Porto Alegre
Faltando poucos dias para o fim do prazo das convenções, as alianças políticas se ajustam e um ex-prefeito desiste da corrida eleitoral
Candidatos à prefeitura estão praticamente definidos
À medida que o prazo para as convenções se aproxima, Porto Alegre se prepara para uma eleição municipal agitada. Na quinta-feira (1º), uma reviravolta significativa aconteceu: o ex-prefeito Nelson Marchezan, cotado para ser o candidato do PSDB, anunciou que não disputará a prefeitura. Com sua desistência, a lista de candidatos à Prefeitura da Capital conta agora com sete nomes, mas apenas três deles terão acesso à propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão.
O pleito começa com três principais candidatos ao paço municipal.
O atual prefeito Sebastião Melo (MDB) busca a reeleição em uma ampla aliança de centro-direita, que inclui MDB, PL, PP, PSD, PRD, Republicanos, Podemos e Solidariedade. Seu vice será Betina Worm (PL).
Maria do Rosário (PT), deputada federal, lidera uma frente de esquerda e contará com Tamyres Filgueira (PSOL) como sua vice. A aliança de Maria do Rosário é formada por PT, PCdoB, PV, PSOL, Rede e Avante.
Juliana Brizola (PDT), ex-deputada estadual, terá Thiago Duarte (União Brasil) como candidato a vice. Sua candidatura será confirmada em convenção no sábado (3), e o nome de Thiago ainda precisa ser chancelado em convenção na segunda-feira (5).
Leia mais:
Nova contratação faz o seu 1º treino pelo Grêmio
Nelson Marchezan desiste de concorrer a prefeito de Porto Alegre
Prefeitura conta com mais concorrentes ao pleito
Felipe Camozzato (Novo) e Fabiana Sanguiné (PSTU) já têm suas chapas confirmadas: Camozzato concorre com Raqueli Baumbach e Sanguiné com Régis Ethur. Carlos Alan (PRTB), empresário de TI, e Luciano Schafer (UP), militante por moradia, ainda aguardam a confirmação oficial de suas candidaturas em convenções programadas para esta sexta-feira (2) e domingo (4), respectivamente.
A Federação PSDB/Cidadania ainda não decidiu se apoiará Juliana Brizola ou se manterá uma posição neutra. O PSB está dividido entre apoiar Brizola ou Maria do Rosário. Agir, Mobiliza, PCB, PCO e PMB também ainda não revelaram suas pré-candidaturas à prefeitura.
Imagem destaque: Reprodução