Porto AlegreÚltimas Notícias

Radar meteorológico será instalado em Porto Alegre após acidente com guindaste

Equipamento que deveria ser instalado em Montenegro será montado no Morro da Polícia enquanto se busca uma solução definitiva

Radar meteorológico será instalado em Porto Alegre após acidente com guindaste
Foto: Arquivo Pessoal/Luis Conceição

Radar meteorológico é realocado após acidente

Na manhã desta segunda-feira (5), o governo do Rio Grande do Sul anunciou que o radar meteorológico, originalmente destinado a ser instalado no Morro São João, em Montenegro, será temporariamente montado no Morro da Polícia, em Porto Alegre. O motivo da mudança de planos? Um acidente envolvendo o caminhão guindaste que deveria realizar o içamento do equipamento.

A Defesa Civil estadual informou que a empresa responsável pela instalação avaliou que, neste momento, o acesso terrestre ao local previsto em Montenegro está comprometido. “Estamos buscando uma solução provisória que não atrase o cronograma”, afirmou um representante da pasta. De acordo com o governo, o Morro São João ainda é a opção preferencial para a instalação definitiva do radar.

A instalação do radar deve ser concluída até sexta-feira (9), com a calibração inicial prevista como a primeira etapa para o início da operação. Este equipamento, que chegou ao Brasil da República Tcheca em junho durante as devastadoras enchentes que resultaram em 182 mortes e afetaram milhares de pessoas, será essencial para melhorar o monitoramento meteorológico.

Leia mais:

Defesa Civil reforça alerta de alagamentos em Porto Alegre

Homem e mulher assassinados em Porto Alegre deixam filhos de 10 e 13 anos

Radar meteorológico vem para aumentar precisão de previsões

O radar possui um raio de monitoramento de 150 km e atualizações a cada 15 segundos, oferecendo previsões e alertas com uma antecedência de 3 a 6 horas em relação a fenômenos meteorológicos extremos.

“Com esse equipamento, teremos informações mais precisas e assertivas, melhorando significativamente nossa capacidade de resposta a eventos climáticos adversos”, destacou o governo estadual.

 

Imagem destaque: Divulgação/Defesa Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo