Risco de nova enchente em Eldorado do Sul, coloca cidade em alerta máximo. Entenda!
Rio Jacuí sobe, mas ainda não invade ruas; moradores são orientados a buscar abrigos
Moradores de Eldorado do Sul estão em alertas com cheia do Jacuí
Desde a madrugada desta quarta-feira (19), Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, enfrenta sérios problemas devido às chuvas persistentes. Pontos de alagamento foram relatados principalmente nos bairros Medianeira e Chácara, enquanto o acesso por baixo da BR-290 está temporariamente interditado.
Apesar da preocupação com o aumento do nível do Rio Jacuí, que alcançou 5 metros e 46 centímetros às 6 horas da manhã em Triunfo, a cidade ainda não viu suas ruas inundadas. No entanto, a situação é agravada pelo acúmulo de lixo, que está dificultando o escoamento das águas pluviais.
Leia mais:
Novo Aeroporto? Projeto é apresentado ao Governo. Entenda
Ceasa reabre após mais de 1 mês! Veja como será o funcionamento
Autoridades em alerta e ginásio para áreas mais afetadas de Eldorado do Sul
A prefeitura de Eldorado do Sul está mobilizada e implementou um plano de contingência para lidar com a ameaça de enchentes. Moradores das áreas mais afetadas estão sendo aconselhados a se dirigirem ao Ginásio Loteamento, localizado na Rua Antônio Mariante, ou à Escola Municipal Cônego Eugênio Mees, na Avenida Nestor Jardim Filho. Dali, todos serão encaminhados para o abrigo Eliseu Quinhones. Caso haja lotação, a prefeitura tem um plano alternativo para realocar as famílias para um abrigo em Guaíba.
Vídeo abaixo mostra o viaduto de entrada na cidade de Eldorado do Sul tomado pelas águas, logo no início da manhã desta quarta-feira (19). A cidade já entrou em estado de alerta para novas enchentes.
Vídeo: Reprodução pic.twitter.com/lfokvGfEB1
— Porto Alegre News (@poanews_site) June 19, 2024
As autoridades locais permanecem vigilantes e aconselham os moradores a acompanharem os comunicados oficiais para atualizações sobre a situação. A solidariedade e a colaboração da comunidade são fundamentais neste momento para enfrentar os desafios decorrentes das condições meteorológicas adversas.
Imagem destaque: Reprodução