Últimas Notícias

ALERTA! Rio Grande do Sul totaliza cinco alertas meteorológicos nesta sexta-feira

Na previsão constam um dia marcado por tempestades, vendavais entre outros efeitos.

Rio Grande do Sul enfrenta novos alertas meteorológicos enquanto se recupera das chuvas

Ainda se recuperando das intensas chuvas que começaram em 30 de abril, o Rio Grande do Sul amanheceu nesta sexta-feira (24) sob cinco novos alertas meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão para o estado é de mais um dia com tempestades, vendavais e uma queda acentuada de temperatura em várias regiões.

Um alerta laranja de tempestade, válido até as 10h, abrange as regiões Noroeste, Nordeste, Centro, Região Metropolitana e Litoral Norte. A previsão inclui chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, rajadas de vento fortes de 60 a 100 km/h e a possibilidade de queda de granizo.

Simultaneamente, um alerta amarelo para chuvas intensas vigora até o meio-dia nas regiões Sudoeste, Centro, Sudeste, Metropolitana e Noroeste. Este alerta prevê acumulados de até 50 mm de chuva, com rajadas de vento de 40 a 60 km/h.

O Inmet também emitiu um alerta amarelo de vendavais válido até o meio-dia para as regiões Noroeste, Fronteira Oeste, Centro e Sudoeste, onde as rajadas de vento podem atingir 60 km/h.

Além disso, um alerta laranja para ventos costeiros está em vigor durante toda a sexta-feira, afetando a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Sudeste gaúcho e o Sul catarinense, com risco de movimento de dunas de areia.

Por fim, um alerta amarelo para declínio de temperatura foi emitido, válido até as 18h de domingo (26), com previsão de queda de até 5°C em todo o estado.

O Inmet recomenda que a população evite áreas abertas durante as tempestades, não se abrigue sob árvores e siga as atualizações das autoridades locais. Em caso de rajadas de vento, é importante buscar locais seguros e evitar dirigir.

Foto destaque: Reprodução / INMET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo